Outrora Para mim a vida de um discípulo sempre esta ligada a igreja. O pior de tudo é que esta “igreja” que me refiro é a instituição denominacional, ou seja, fora das paredes eclesiásticas não existe discípulo do Senhor. Chegava a acreditar que uma igreja não funcionava sem a presença de um pastor, que comandasse tudo, mandando e desmandado.
Sabe quando é que eu comecei a enxergar que tudo isso era mentira? Quando as escamas dos meus olhos caíram, e eu pode enxergar os chifres de diabo da tal Teologia da prosperidade. Foi com os joelhos no chão que eu pedi a Deus que me mostra-se a verdade por trás do refulgo chamada Universal do reino de deus.creio eu que minhas preces foram ouvidas. Tudo que é oriunda a tal Doutrina, to fora!
Amei um site na NET que falava de Fé, decididamente estava convicto de navegar neste site sempre que possível. Mas bastou uma pregação vinda da confissão de Fé para eu abandonar tal site...
Foi a verdadeira revolução no meu ser!Comecei a ficar por um lado perplexo tudo o que até então tinha aprendido tinha que jogar fora, rever meus conceitos, era a hora da verdade.
O golpe final e definitivo foi quando o pastor presidente do ministério a qual pertencia, um assembleiano que abriu seu próprio ministério e progrediu. Sendo ele cabeça geral e comandando tudinho de uma sede, construída para abrigar 12 mil pessoas. No fundo eu o achava uma versão mais light do Bispo Macedo. Sabe aquela coisa de sede, dominação de obreiro, deliberação, abrir igrejas, conduzir o dizimo todo para lá, etc.? Der repente ele da uma ordem: “- acabou o culto de missões na igreja.”
Até termos uma secretaria de missões, bla, bla, bla, bla...
Eu amava missões e na minha cabeça qualquer restrição missionária era para mim uma heresia. Fui à lua e voltei! Revoltei-me, magoei e soltei os cachorros, foi o fim da picada. E agora o que fazer? Procura outra denominação?
Foi deste momento em diante que comecei a crescer, mesmo confuso sobre o discípulo e a igreja. A primeira lição foi fazer a desviculção de igreja com o local, espaço físico ou mesmo o templo. É incrível como esta é uma realidade que todos os cristões conhecem, mesmo assim eles se perdem sem entender! Foi assim comigo. Hoje sim, sei que igreja não tem nada haver com local, nem muito menos com o templo. A maior mentira que afirmamos a nós mesmos é dizer que vamos para a igreja, a casa de Deus. Dando assim a afirmação de um local geográfico.
Outra lição que aprendi foi que igreja e congrega-se tem um significado distinto. Uma coisa é igreja, outra é congrega-se. Porém quando não se distingui uma da outra, acabamos ficando desnorteados. A igreja é universal, ela não esta presa a denominação, nem muito menos a comunidade alguma. Ela em verdade são os filhos de Deus em toda parte do mundo, que mergulharam no mesmo Espírito dado por Deus que o mundo não pode receber, nem o conhece.
Agora sim estes são discípulos, que chamados, caminham no caminho chamado Jesus, lavando os pés um dos outros e amando com o mesmo amor do mestre. O discípulo é discípulo onde for, seja em um lugar remoto da terra ou no mais profundo abismo, ele continua sendo discípulo, indo ou vindo, sem medo, esquizofrenia, pavor ou prisões. Fomos chamados para a liberdade, indo e dando frutos, mostrando a todos as nossas boas obras. Até que o mundo diga: “estes são filhos de Deus!”
...continuo andando no caminho chamado Jesus, e a cabei por descobrir que este caminho tem muitos percursos a ser traçado, assim nos faz frutificar. Desvincular-me da religião foi um dos percursos, que na realidade ainda vivencio. Não sabia que isto chocava as pessoas! Nem mesmo tinha noção de que neste percurso, eu havia contrariado a tudo que pensava e vivenciava no passado. Como alguém pode se dizer seguidor de Jesus fora das paredes eclesiásticas? Que outra igreja existe sem nome, documentos e legislação? Tempos atrás isto para mim era impossível, sem cogitação e totalmente herético. Toda minha visão estava voltada ao clero e sua postura ditatorial das circunstancias e posições da igreja. Hoje descobri que vivi alienado!
Quando digo para as pessoas que sai da igreja ( Denominação) elas se chocam. Sei, sei sim! Elas vinculam a igreja com a santidade do individuo. O deus do povo ta dentro das quatro paredes, ele não tem a liberdade de andar nos corações. Digo isto, pois sei o que rola de preconceito entre protestantes e católicos. Para os crentes é impossível que Deus esteja no meio (agindo) dos carismáticos católicos!
Mas Deus não pode ser controlado por homens, e nem muito menos por religião. A instituição igreja perdeu o sentido para mim. Seus cultos litúrgicos ficaram chatos e exaustivos. Seus propósitos para mim viraram loucura, até apouco tempo atrás, tinha por certo que estaria presente, fazendo parte de seus movimentos, tipo: Evangelismo. Não deu! Já não sei distribuir planfetos, nem muito menos chamar ninguém pra igreja. Já não tenho obsessão por culto dominical... Eu não quero conduzir ninguém a levantar a mão, ou até mesmo confessar para mim, ou diante o publico que esta aceitando “Jezus”.
Mas tudo bem, quem quiser assim , fique assim. Eu vou seguir no caminho. Deus também é livre para estar no meio da denominação, até mesmo da Universal! Vi isto com os meus próprios olhos, vivenciei isto com minha querida mãe...
Posso falar sobre poucas coisas que aprendi neste pequeno percurso que caminhei e vou compartilhar com muitos.
Farei uma relação do que penso (hoje) em relação o que a igreja institucional pensa. Escreverei o tema e logo abordarei o que a denominação pensa e logo após, o meu pensamento.
IGREJA
O que a denominação pensa:
- instituição divina conduzida pelo clero com um líder por absoluto, tipo; bispo, apostolo, pastor presidente, sínodo, etc. e ramificada em diversas denominações e correntes de pensamentos que embora diferentes seguem a cristo para ir ao céu.
O que eu penso:
-corpo de Cristo, sem nome, sem legislação e membresia, com templo ou sem templo. Constituído de todos, independente de raça, posição social, mas que se uniram a cristo em um só ESPÍRITO. Isto é universal. ( já fazem parte do Céu)
CONGREGAR-SE
O que a denominação pensa:
-participar dos cultos e filia-se a uma denominação, onde tenha a presença de um pastor. E onde se pregue a bíblia.
O que eu penso:
-em qualquer lugar onde se reúna dois ou mais, em nome de Jesus e sirvam-se uns aos outros em amor.
CULTO
O que a denominação pensa:
-tem que ser um momento de adoração com liturgia e tendo a parte principal a pregação.
O que eu penso:
- um dos momentos de adoração, onde se reuni-se a igreja, com participações espontânea e estimulação do amor.
DIZIMO
O que a denominação pensa:
-parte obrigatória e devida de todo cristão.
O que eu penso:
-só com amor,misericórdia e fé.
PASTOR
O que a denominação pensa:
-ungido de Deus, com poder absoluto sobre a igreja. Com autoridade para mandar e desmandar corrige. O principal individuo no culto litúrgico.
O que eu penso:
- parte do corpo de Cristo, igual aos demais sem ser maior, melhor ou absoluto.
Com capacitação divina de instruir, exorta corrige em amor e mansidão, cuidando assim da ovelha.
CRISTIANISMO
O que a denominação pensa:
- verdadeira religião de que m segue Jesus.
O que eu penso:
- mais uma alienação humana
RELIGIÃO
O que a denominação pensa:
-é de pessoas que não tem Jesus. Sendo que se há uma verdadeira, esta se chama cristianismo.
O que eu penso:
- cristianismo, macumba, espiritismo, satanismo. Tudo é religião.
A verdadeira é dar de comidas aos pobres e visitar os necessitados.
DISCIPULO, SERVO OU CRENTE.
O que a denominação pensa:
-todo individuo que aceitou Jesus na igreja, e que vive nela com o propósito de ganha almas.
O que eu penso:
-o que caminha unido a cristo, sendo preparado para viver o dia a dia.
EVANGELISMO E MISSÕES
O que a denominação pensa:
- missões e evangelismo tecnicamente são a mesma coisa. Abrir uma igreja, evangelizar e discípula.
O que eu penso:
-nós que estamos em Cristo somos missões e evangelismo.
TEOLOGIA
O que a denominação pensa:
-ciência que embora não tenha muita importância para o crente, deve-se respeito, pois se trata do estudo de Deus.
O que eu penso:
- que diabo é isso?
TEMPLO
O que a denominação pensa:
- embora não tenha nenhuma importância, acaba tendo toda importância do mundo. Pois é a casa de Deus, lugar de adoração...
O que eu penso:
- gostaria que fossem destruídos todos os templos até que se resta só o corpo!
Sobre alguns termos usados pela “igreja”.
VAMOS PRA IGREJA
Denominação: é ir ao templo onde se assiste um culto litúrgico com os demais crentes.
Eu: não existe.
DEVEMOS NOS CONGREGAR
Denominação: tem que ser em uma denominação evangélica que pregue a bíblia. E so pode ser uma, para não confundir a cabeça do crente.
Eu: onde puder estar em amor com os que estão em cristo.
O ALTAR É SAGRADO E PARA PESSOAS SAGRADAS
Denominação: local que se prega a palavra e tem que estar ungido e consagrado. Não pode estar em pecado.
Eu: não existe.
NÃO TOQUE NO PASTOR, POIS ELE É UM UNGIDO DE DEUS.
Denominação: o pastor pode deitar e rolar ele é um ungido de Deus. Devemos lembrar de Davi e Saul.
Eu: não devemos falar mal e nem ferir ninguém, seja pastor ou não. O que parece ter menos honra no corpo de vamos dar mais honra.
ACEITAR JESUS.
Denominação: ir a igreja ou receber o apelo de um servo de Deus. Para assim confessar em publico que será crente.
Eu: termo maluco e alienado.
PAZ DO SENHOR
Denominação: saudação entre os crentes.
Eu: hipocrisia.
AMADO IRMÃO ROMILDO,
ResponderExcluirNAUM TINHA LIDO ESSE POST MAIS AGRADEÇO POR PODER ME ATENTAR A ELE HJ...COMPARTILHO DESSA UNIÃO EM CRISTO COMO TU COMPARTILHAS GRAÇAS DOU AO PAI POR RESGATAR MAIS UMA OVELHA DAS GARRAS DESSES TEMPLOS...
FIKE FIRME NA FÉ E NA SIMPLICIDADE DE CRISTO SENDO AMOR COMO ELE FOI A TODOS!