Evangelho1

Evangelho1

domingo, 29 de julho de 2012

o evangelho e disciplina


A  ESSENCIA RELIGIOSA DO EVANGELHO


"Bem que devido seu efeito colateral devastador e destruidor tenho pra mim que a disciplina social é superior a disciplina religiosa, embora ambas se mesclem..."




  Gostaria muito que no fim de todas as coisas a teoria universalista prevalecesse. Sim, escrevo com todas as letras bem legíveis, gostaria que houvesse perdão até mesmo para os anjos rebelados! Oxalá que todo ser humano mortal prevalecesse contra o horror da morte e do inferno. Gostaria que cada criatura estivesse absorvida da condenação!  Bem que na graça isso  é fiel e verdadeiro. Mas quando olho ao meu redor so vejo morte, muito mais do que vida! Quando me decide escrever este artigo eu sentia uma dor terrível em meu coração ao vê uma matéria de Jornal que falava da morte  acidental de um bebê de um ano e oito meses, vitima de violência urbana. A criança foi atingida na cabeça por tiros em uma briga de gangues.
O homem em si não  tem rédeas, parece que nós somos mais terríveis que animais irracionais. Tenho pra mim que é necessário que haja disciplina, coisa que dificilmente a educação social consegue alcançar na sua imposição. Então eu pode chegar a uma conclusão, a religião tem muitos mais poder de disciplina que a razão social. Nesta desordem humana do ser há uma confirmação terrível de vê o quanto a raça humana é indigna do bem que vem de Deus!
Então o religare (religião) seria pena que não é a disciplina que falta ao homem.
 Ora, a graça divina tem lá seus efeitos colaterais. O que chamamos de libertinagem ( pois a verdadeira essência da graça é liberdade) quanto mais a religião que tenta impor suas disciplinas nos seios da sociedade, tantas regras, tantos dogmas, tantos rituais e o resultado insatisfatório de uma raça humana denegrida pela maldade.
O verdadeiro efeito colateral da religião é a alienação, tudo fruto de tentativas de mudanças radicais na sociedade. E são tantas religiões, tantas crenças, tantas regras, tantos templos, tantos rituais e tanto nada!!! Gente que  macha pra Jesus, que caminha pra Maria, que se obstem de tanto e nada consegue fazer. A disciplina religiosa no fim sempre tende a fracassar!
Bem que devido seu efeito colateral devastador e destruidor tenho pra mim que a disciplina social é superior a disciplina religiosa, embora ambas se mesclem...
Agora  sou defensor da essência religiosa  da graça, a verdadeira disciplina que todo homem precisa. E falo do individuo e não do coletivo, pois esse ponto o evangelho se separa das demais religiões. Algo que começa no ser  individual do homem interior e que se alastra pros seios da sociedade. Uma disciplina  simplista que tem sua base na fé, pois antes de tudo tem que se crê, assim nasce o amor por base nesta fé em Deus, isso acaba por confirma-la!
O evangelho chama o individuo a crê e praticar este amor, que valida-se na rejeição do mau interior para a pratica de se ter uma nova maneira de viver. Sempre, sempre se arrependendo de si mesmo e entregando-se a uma mudança radical no âmago da alma. Essa é a disciplina do evangelho de Jesus. Mas  o mundo (sistema dominante) esta ai pra quem quiser vê, o homem em si, pra si e por si mesmo, horrogante, egoísta e presunçoso. Então o universalismo cai por terra, pois acreditem, tem gente  que tem o pavor do bem e de maneira nenhuma crê para se arrepender do mal de si mesmo, sempre dizendo que em si não a mal.
Assim vamos continuar assistindo a morte do amor...
Romildo lima

Um comentário:

  1. maravilhosa msg irmão...

    q continue firme na graça e vivendo Cristo todos os dias
    fike na paz!

    ResponderExcluir

fale comigo

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem
Cidade
Estado
Digite o código



http://www.linkws.com